Tudo sobre guache: do escolar ao profissional

Você já utilizou a tinta guache em seus trabalhos artísticos? O jeito de usar é similar ao da aquarela, que falamos na última semana, diluído em água. Porém o guache é bem mais pigmentado, com aditivos brancos e goma arábica,  que o tornam mais fosco e opaco.

Sua história, inclusive, é a de que o pigmento foi descoberto após a mistura de goma arábica com tinta branca.

Hoje, o material é muito utilizado nas escolas, porém, nessa linha, as tintas são mais simples e de menor qualidade.

As tintas profissionais são mais trabalhadas!

Existem excelentes marcas de guache profissional disponíveis no Brasil, e hoje trouxemos 2 marcas que já testamos e aprovamos: o Guache Talens, muito usado pelos profissionais de moda para colorir seus trabalhos, e o Guache Artools, que já vem num kit com as 3 cores primárias mais o branco e o preto,  em tubos de 22ml.

A versatilidade no uso, o baixo custo e a secagem rápida, são algumas das vantagens do guache. As desvantagens, por outro lado, são a leve diferença de tons quando ele está molhado para quando ele está seco, e a facilidade da tinta rachar caso seja usada em grande quantidade.  

Para evitar isso, vamos à algumas informações sobre a técnica!  

Você pode escolher fazer sua pintura em tela ou papel, tendo o cuidado de trabalhar com o suporte na horizontal, para que a água não escorra, mas lembre-se: caso queira uma diluição maior em água, é melhor que escolha papéis de gramaturas mais grossas, acima de 240gr. 

E segue a regra: quanto mais água, mais claro e fino, quanto menos água, mais escuro e opaco. Pode também ser aplicado em papéis coloridos, que a tinta cobrirá o fundo completamente.

Os pincéis podem ser os mais diversos também, mas sugerimos que utilize os mais firmes, lembrando sempre que os pincéis chatos são perfeitos para aguadas, e os redondos de ponta fina, para detalhes.

E sobre secar… os desenhos podem ser facilmente corrigidos com água, ou com uma raspagem caso já estejam mais secos. Porém, isso só pode ser feito nas primeiras camadas da sua arte. Por isso, é ideal que a pintura seja feita começando pelo fundo até chegar aos detalhes finais, que se sobrepõem facilmente, ou do escuro para o claro. Como a tinta seca rápido, também é interessante que você use pequenas quantidades por vez, viu?

Aproveite toda a versatilidade do guache para ter os mais diferentes efeitos no seu trabalho.

Gostou das nossas dicas? Se animou para começar a pintar com guache? Vem com a gente!