O artesanato é uma arte que não sai de moda. Entra década e sai década, fazer produtos à mão é algo que sempre encanta e, também, garante uma renda extra no fim do mês. Há quem pense que fazer artesanato é coisa de artista - podemos dizer que sim, mas não existe nada que impeça o florescer de um artista através de treino, prática de dedicação. A arte é 50% inspiração e 50% trabalho duro!
No texto de hoje, queremos falar um pouco mais sobre o artesanato e como ele pode ser benéfico para a saúde mental e também financeira do artesão. Afinal, será que essa arte faz bem para nossa mente? Veja abaixo!
Benefícios do artesanato - Veja alguns!
Vamos aos benefícios do artesanato que separamos no texto de hoje. Para quem está pensando em iniciar a prática, vale a pena saber! Veja!
Estimula a criatividade
O artesanato é uma atividade extremamente criativa, onde é preciso pensar a respeito do que será produzido, quais são os detalhes e tudo que envolve esse produto. Pense da seguinte forma: ao fabricar algo com as mãos, o seu cérebro se concentra na atividade e precisa criar soluções para os problemas que surgem no meio do processo. Assim, você estimula sua criatividade, pensa melhor e desenvolve funções cognitivas importantes para sua saúde mental.
E para que haja o estímulo da criatividade, o produto não precisa ser completo. Um simples colar de macramê é um santo remédio para trazer de volta sua criatividade perdida na infância.
Diminui o estresse e a ansiedade
Outro benefício incrível do artesanato é a diminuição do estresse e da ansiedade, problemas muito comuns no dia-a-dia, especialmente em grandes cidades, onde há muitos fatores que influenciam esses sintomas. Tanto o estresse quanto a ansiedade são sintomas de uma mente mais agitada, que não consegue pensar no agora e acaba presa ao futuro ou aos problemas do presente, que ainda não foram solucionados. O artesanato ajuda a diminuí-los porque tem exige concentração total no produto, fazendo com o que o indivíduo consiga se desligar por alguns momentos. Isso é excelente, pois fornece ao cérebro a possibilidade de desacelerar.
Garante uma renda extra
Para quem quer uma renda extra, ser artesão pode ser uma excelente forma de fazer isso. Pode ser que no começo você tenha alguma dificuldade para vender seus produtos mas, como falamos no início do texto, quem trabalha com artesanato tem sido cada vez mais valorizado e tende a vender seus produtos em feirinhas e até pela internet em sites especializados na área. Pode ser uma boa forma de melhorar sua vida financeira e, quem sabe, mudar de área.
Gostou de saber um pouco mais dos benefícios do artesanato para a saúde mental e financeira?
Entre em nosso site e confira alguns produtos que podem te ajudar na sua produção!
Até a próxima!