Para quem é artista, nem só o cavalete de pintura é o item imprescindível para a atividade. Vários detalhes como as tintas e as paletas também devem ser cuidadosamente escolhidas, e é sobre isso que vamos falar hoje!
Para que a pintura em seu cavalete de pintura faça sentido e fique do jeito que você deseja, a paleta de pintura é um dos principais utensílios a serem considerados, não é verdade? Pois é, por isso mesmo queremos te ajudar a montar a sua adequadamente.
Confira aqui como montar sua paleta de pintura sem erros:
Escolha cores com sabedoria
Antes de tomar qualquer decisão para montar a sua paleta de pintura, é indicado que você estude com cuidado as cores que mais gosta ou que mais costuma utilizar, já que, uma vez que a tinta foi aberta e disposta na paleta de pintura, sua validade será menor.
Isso evitará que você acabe carregando sua paleta de pintura com cores que ficarão lá esquecidas e ocupando o espaço de outras que poderiam ser muito usadas. Portanto, nossa dica é listar antes todas as cores que mais usa para então montar sua paleta de pintura com elas.
Escolha o mesmo tipo de tinta
Ao montar uma mesma paleta de pintura com diferentes tintas e cores, o ideal é que ela mantenha uma mesma linha de tipos de tintas, até para que não aconteçam enganos e você não acabe misturando tintas que não devem ser misturadas ou usando tintas sobre materiais e em técnicas não adequadas, desperdiçando produtos.
Portanto, quando estiver montando sua paleta de pintura, opte sempre por manter um mesmo tipo de tinta na paleta. Por exemplo: se for montar uma paleta com tinta a óleo, certifique-se de que todas as tintas na paleta sejam tintas a óleo.
Opte pelo melhor tipo de paleta para as tintas
Ao adquirir uma paleta de pintura vazia e novinha, existem algumas coisas que você deve considerar, bem como ao dispor as tintas sobre ela. Um dos principais critérios deve ser o material dessa paleta de pintura e qual tipo de tinta será melhor utilizada e aproveitada ali.
Confira algumas dicas sobre quais tipos de tintas melhor casam com quais tipos de paleta de pintura:
- A tinta acrílica tem secagem rápida. Excelente para quem pretende pintar diversas camadas de uma tela ou fazer traços e linhas mais precisos e definidos. Essa tinta pode ser impregnada facilmente em materiais como a madeira, então aqui a melhor opção é utilizar um godet de pintura ou uma paleta de pintura em material plástico.
- Já os tipos de tinta óleo são ainda mais demoradas para secar, o que as torna ideais para pinturas mais demoradas. Também por isso, são mais difíceis de manipular em linhas precisas. Esse tipo de tinta é ideal para ser manuseada em uma paleta de pintura ou um godet de pintura metálico.
- Você pode também optar por aquarelas na tela, como a aquarela em pastilha. Elas costumam ser mais claras e menos definidas, mas existem estilos de pintura que podem tirar muito proveito dessa suavidade de cores. Aqui o mais indicado é o uso de um godet de pintura ou uma paleta de pintura feita em plástico ou madeira.
Mas vem cá, você sabia que ser artista pode ficar ainda mais descomplicado? Aqui na Arte Bazar, além de paletas de pintura e cavalete de pintura, você encontra uma variedade em outros produtos como itens de papelaria e artigos para artesanato, confira!