Desenho a mão livre

Diferente do que muitos pensam, saber qual é o melhor papel para desenho não é nenhum bicho de sete cabeças, é bem mais simples do que imaginam. A realidade é que o melhor papel é aquele que o desenhista em questão consegue se adaptar melhor, e aplicar as suas técnicas da melhor forma, e nem sempre o que é bom para um, necessariamente é bom para outra pessoa.

Mas só podemos descobrir o que funciona ou não, depois que testarmos. Por isso, fizemos um guia, com dicas, sobre as principais características dos tipos de papel mais populares no mercado atual.

  • Gramatura e textura

Esses dois itens são pontos importantes para serem considerados na hora de escolher o papel. A gramatura é nada mais que o peso, por exemplo, um bloco de 75g/m² significa que são 75 gramas por metro quadrado como peso total. Quanto maior esse número, mais grossa será a folha, e consequentemente, mais resistente. Além disso, quanto mais grosso o papel, melhor será para utilizar tintas e marcadores. Enquanto os mais finos são mais direcionados ao esboço e desenhos em geral.

Já a textura é o tipo de superfície que o papel tem. Atualmente, é possível encontrar dois tipos no mercado: os texturizados (porosos) e os lisos. A primeira opção é mais indicada para os desenhistas que usam lápis mais rígidos, enquanto a segunda é para os lápis mais macios. Mas isso não é nenhuma regra, vai da sua preferência mesmo.

  • Tamanho

Os tamanhos do papel, normalmente, seguem um padrão internacional, e eles vão desde o A0 até o A8, o menor. O mais conhecido popularmente é o A4, papel padrão nas impressoras domésticas, suas dimensões são de 21 mm por 29,7 mm. Ou seja, são mais de 21 cm de largura por 29,7 cm de comprimento.

Os tamanhos variam, o A5, por exemplo, é a metade do tamanho da A4. Enquanto a A3 é o dobro, e a A2 é o dobro da A3, a A1 o dobro da A2 e assim sucessivamente. Logo, o tamanho da folha vai depender do trabalho que será feito nela.

  • Cor

Dependendo do tipo de desenho que será feito, a cor pode atrapalhar ou contribuir. Existem papéis de todas as cores e elas vão afetar diretamente na composição. Escolher um papel colorido vai depender da técnica que o desenhista vai utilizar, pois no geral, uma folha branca dá mais espaço para o trabalho.

  • Sugestões de papéis

Agora que já falamos sobre as principais características dos papéis, vamos lhe ajudar a comprá-los. Conheça os melhores produtos no mercado:

  1. Canson Desenho: ideal para iniciantes;
  2. Caderno Sketchbook: também para iniciantes;
  3. Bristol Hahnemuhle: indicada aos desenhistas intermediários;
  4. Lana Bristol Hahnemuhlepara os desenhistas profissionais.

Agora que você já sabe quais características para se atentar na hora de escolher o papel, visite nosso site para encontrar tudo que você precisa para começar seu novo projeto artístico. Além de papel, temos tintas, pincéis, lápis e muito mais para entregar diretamente na sua casa.