Aquarela é uma pintura de fácil reconhecimento entre os leigos, mas só quem tem conhecimento sobre arte sabe o que é necessário para que ela saia da imaginação e vá para o papel. Além da técnica e da habilidade, até os produtos usados são especializados para esse tipo de trabalho. Sim, existem pincéis e papéis especiais para fazer a aquarela.
Então, se você estiver dando os primeiros passos na produção da aquarela, precisa ficar atento nos papéis ideais para essa pintura. Principalmente porque acontece variação de preço, tipos e marcas. Portanto, separamos algumas dicas para ajudar os iniciantes a encontrar o papel ideal para criar uma aquarela de tirar o fôlego. Acompanhe.
O indicado é ter a gramatura da sua folha em mente. Ela representa o peso do papel, e é grande influência na aplicação da tinta. Para a aquarela, o ideal é 300 m/g² ou até maior.
Procure sempre a indicação de que o papel é próprio para aquarela, porque alguns papéis, mesmo com gramatura elevada, não são indicados e podem esfarelar ao receber água.
A forma inicial de saber se você está comprando o produto certo é lendo as possíveis indicações presentes na embalagem.
Além disso, a sua atenção também deve estar na textura da superfície. As diferenças são para prevenir que a tinta escorra durante a pintura e também, o aparecimento de manchas. Para isso, existem quatro tipos de papéis:
- Prensado frio: o tipo mais utilizado, pois além de não secar rapidamente, também não tem a superfície muito rugosa.
- Prensado quente: é um papel quase liso, faz com que a tinta escorregue e seque rapidamente;
- Soft grain: papel de textura fina, quase liso;
- Rough grain: uma textura mais áspera e rugosa e isso faz com que a água não escorra, demorando para secar.
Também é importante observar se o papel é 100% algodão ou se é composto por fibras de bambu, cânhamo, celulose, ou ainda, um mix desses. E por último, mas não menos importante, verifique se o papel é do tipo Acid Free, aqueles livres de ácido e que evitam uma aparência amarelada futuramente. A maioria dos papéis profissionais no mercado possuem essa característica, mas é sempre bom verificar.
Cada tipo de papel de aquarela trará um resultado diferente no seu trabalho. Os papéis feitos de 100% algodão são os mais utilizados pelos artistas, porque absorvem as tintas mais rápido e em maior quantidade, mas vale experimentar todos os tipos de papel disponíveis e descobrir qual se adapta melhor à sua técnica.
Uma outra característica dos papéis de aquarela é a borda. Alguns modelos possuem a lateral lisa e outros, a rasgada, que geralmente aparecem em papéis feitos artesanalmente. Por fim, a cor de cada um pode variar, dependendo do fabricante, da marca e do tipo. Existem modelos azulados, brancos e tons de creme clarinhos que parecem branco.
Com todas essas dicas, você já consegue comprar o papel ideal para criar a sua aquarela. E no nosso site, você encontra diversos modelos e outros produtos artísticos para realizar uma linda pintura. Conheça nosso catálogo.