Pintura aquarela

A pintura com aquarela é uma técnica super conhecida. Afinal, todos temos lembranças gostosas da lambança de água e tinta misturadas, que fazíamos quando a gente era criança, né?

Esse estilo de pintura é bastante utilizado por artistas profissionais. Com um efeito único, ele chama a atenção e é facilmente reconhecido por aí. A aquarela, inclusive, era muito utilizada por navegadores para retratar as paisagens de suas expedições.

Como todo material, as tintas aquarela também são divididas em algumas categorias. Elas podem ser escolares, com pigmentos sintéticos e de menor qualidade; semi-profissionais, com pigmentos melhores que as escolares porém de menos qualidade que as profissionais e profissionais, com pigmentos de alta qualidade, naturais ou sintéticos.

Os pigmentos, por sua vez, se dividem em minerais, os primeiros a serem desenvolvidos; orgânicos naturais, de origem vegetal e animal, em sua maioria banidos devido por ameaça de extinção de algumas espécies, além de pouco utilizados devido à sua opacidade e permanência no papel e, por último, orgânicos sintéticos, mais modernos e mais utilizados, desenvolvidos a partir de elementos químicos.

As pinturas são feitas a partir de pigmentos moídos misturados com água, que é a sua base. Suas cores são mais claras e translúcidas, justamente pela base aquosa. Também devido à água, a aquarela deve ser feita em papéis mais grossos, com gramatura acima de 250g, para não rasgar.

Existem diversas técnicas para pintura em aquarela! Como exemplo, trazemos as 3 mais conhecidas:

Primeiramente a chamada “aguada”, mais básica, quando o pincel é mergulhado em água e na tinta e espalhado sobre o papel. Em segundo, a técnica chamada “molhado no seco”, quando se utiliza a técnica aguada e, depois de seco, pinta-se novamente por cima. Como a aquarela é translúcida, a camada anterior continuará a aparecer. Por último, temos a técnica chamada de “molhado no molhado”. Nessa técnica molha-se o papel com água e depois aplica-se a tinta também molhada e o pigmento vai se espalhar no papel, criando efeitos fluídos.

Nas pinturas em aquarela não é ideal que você use um cavalete como suporte. O papel deve ser deixado sobre uma superfície horizontal para que a água não escorra.

Você não precisa de muitos materiais para se aventurar nas artes em aquarela! Você só precisa de um pincel, um papel adequado e as próprias tintas. Claro que uma paleta para misturar e bastante papel toalha, ajuda!

Gostou de aprender mais sobre a aquarela? Tá esperando o que para se desenvolver na técnica? Aqui na Arte Bazar temos materiais para todos os níveis!