Lápis Graduado – Você sabe o que é?

Várias vezes na nossa loja física, chegam clientes que querem comprar lápis para desenho, mas quando perguntamos qual a graduação do grafite, não sabem o que significa.

Então, pensando nisso, hoje vamos explicar um pouco sobre isso.

O grafite de um lápis é produzido a partir de uma mistura de proporções entre argila e grafite em pó e moldado em uma pasta rígida. Para fazer as minas, a pasta é comprimida e extrudada em tiras finas, que são secas antes de serem queimadas em forno.

Após a queima, as minas são impregnadas com ceras para garantir que desenhem suavemente. Elas são então envoltas em hastes de cedro que são finalizadas com uma ou mais demãos de tinta.

Os lápis de desenho possuem uma escala de graduação que fazem referência à dureza do grafite e, consequentemente, à tonalidade da escrita.

Quanto mais duro for o grafite, mais clara é a escrita. Quanto mais macio, mais escura é a escrita. E a dureza é determinada pela relativa proporção entre grafite e argila usado na confecção do lápis. Quanto mais grafite, mais macio.

Os lápis “duros” vão do 9H (o mais duro) até o H, e os lápis macios variam do 9B (o mais macio) até o B. As graduações HB e F são um meio de caminho entre os duros e os macios.

Um grafite muito macio vai produzir traços ricos e bem escuros e são excelentes para esboços rápidos e desenhos expressivos com linhas e tons. Já um grafite duro faz traços mais claros e acinzentados e são mais adequados para linhas e detalhes precisos porque podem ser afiados num ponto muito fino.

Embora com um único lápis de grau HB ou 2B você tenha uma margem considerável para expressão, muitos artistas usam vários graus de lápis em um trabalho, criando uma rica interação de linha e tom.

Bom, agora que você já sabe como os lápis graduados são produzidos e qual a diferença de cada graduação, dá uma passadinha no nosso site, ou lojas físicas, para escolher os seus preferidos.

Na ARTE bazar temos uma grande variedade de lápis graduado para desenho.

Aproveite!!