Escolher o papel ideal é uma das etapas essenciais para garantir o sucesso e excelência de projetos, tanto profissionais, quanto pessoais. A escolha do papel influencia diretamente no resultado final, uma vez que cada textura e gramatura interferem no acabamento desejado. Portanto, entender a interação de cada técnica com papéis específicos é essencial para a produção de um projeto de qualidade, evitando decepções e aprimorando resultados.
1. Papel para Aquarela
Características:
- O papel para aquarela deve ser espesso, geralmente com gramatura acima de 190 g/m² (os mais usados ficam entre 200 g/m² e 800 g/m²), para que consiga absorver água sem rasgar facilmente.
- Pode ser liso, rugoso ou "cold-press" (intermediário entre o liso e o rugoso).
Como escolher:
- Textura: Se você deseja efeitos suaves e transições de cor, o papel liso é escolha certa. Para um estilo mais texturizado e dinâmico, o papel rugoso possibilita ótimos resultados.
- Gramatura: A gramatura dependerá da técnica a ser utilizada, quanto mais água, maior deverá ser a espessura do papel. Para realizar trabalhos com a técnica tradicional de aquarela, recomenda-se papéis com alta gramatura, de 300 g/m² para cima. Papéis mais finos podem rasgar ou transferir tinta, devido a quantidade de água.
2. Papel para Scrapbooking
Usado para criar páginas decorativas, registrando memórias e momentos especiais.
Características:
- O papel para scrapbooking é mais grosso, para que seja possível colar e customizá-lo de forma eficiente.
- A gramatura costuma variar de 180 g/m² a 300 g/m².
- Ele pode ser liso ou com padrões coloridos, texturizados ou com acabamentos especiais (como brilho ou glitter).
Como escolher:
- Gramatura: Papéis com gramatura entre 200 g/m² e 250 g/m² são os mais indicados para scrapbooking, pois oferecem bom suporte para colagem de outros materiais como fotos, fitas, adesivos e outros acessórios.
- Textura e Padrão: Selecione papéis com padrões que harmonizem com o estilo do seu projeto. Para dar um toque único às suas páginas, existem diversas opções, como acabamentos florais e com glitter.
3. Papel para desenho
Características:
- Os papéis para desenho variam muito em textura, e a escolha do papel depende do estilo que você deseja seguir. Eles podem ser lisos, levemente rugosos ou com um grão mais evidente.
- A gramatura geralmente fica entre 150 g/m² e 250 g/m².
Como escolher?
- Gramatura: Para desenhos feitos com lápis ou grafite, papéis com gramatura entre 180 g/m² e 220 g/m² são os mais adequados. Eles proporcionam uma boa base para detalhes finos sem comprometer a durabilidade e a resistência ao desgaste. Para carvão ou pastel, pode-se optar por papéis de gramatura mais alta, entre 220 g/m² e 250 g/m², que oferecem maior resistência e suporte durante a aplicação dessas técnicas, evitando rasgos.
- Textura: Para técnicas com grafite ou lápis, é recomendável um papel mais liso ou com uma leve textura. Já para carvão ou pastéis, é preferível usar um papel com mais textura, que ajuda a fixar melhor os pigmentos e cria um contraste interessante.