Antes de tudo, é preciso entender qual estilo de pintura você pretende seguir. Dê uma olhada nas obras dos seus artistas prediletos, mas também esteja atento às especificidades de cada estilo.
Vamos começar pelo mais simples: as tintas e suas diferenças.
O diferencial da tinta guache é a sua secagem rápida. Além disso, ela é solúvel em água, mesmo após estar seca. O guache é bastante utilizado em trabalhos em papel, desenhos de moda, desenhos de arquitetura e muito mais!
A tinta aquarela tem composição parecida com a guache, mas é ainda mais solúvel em água, o que dá um efeito único de translucidez às suas pinturas e desenhos. As cores são miscíveis entre si, o que cria efeitos lindíssimos no trabalho.
A tinta acrílica é ideal para quem está começando a se aventurar em pinturas em tela devido à sua versatilidade: pode ser diluída em água e obter um efeito como a aquarela ou não diluída e se assemelhar à tinta a óleo. Sua secagem é muito rápida e, depois de seca, você pode pintar por cima que a cor anterior será coberta!
Já a tinta a óleo é a queridinha dos pintores clássicos, e, por ser espessa, é fácil de ser controlada. Porém é mais difícil para quem está iniciando, pois além da tinta ter que ser diluída em solventes químicos (óleo de linhaça, terebintina, ecosolv e outros), ela também precisa de um acelerador de secagem, se não o seu trabalho fica úmido por mais de 6 meses. O que, por outro lado, pode ser uma vantagem para quem está começando, já que a qualquer momento você pode fazer correções.
Depois das tintas, escolhemos os pincéis. Existem vários tipos de pincel no mercado, mas os básicos para quem está começando são os de formato redondo, chato, língua de gato e filete. Cada formato é utilizado em pinceladas específicas.
Eles também podem ser sintéticos ou de pelos naturais. Os pincéis de pêlo natural absorvem mais a água e são ideais para a aquarela. Os pincéis sintéticos são os mais recomendados para tinta acrílica, pois sua secagem rápida acaba danificando o pincel de pêlo natural. Para óleo ou guache tanto podem ser utilizados os pincéis sintéticos quanto os de pêlo natural.
Além de escolher os melhores pincéis, é preciso cuidar deles direitinho, viu? Após terminar todas as pinturas, limpe com um pano ou papel toalha, e depois com água e sabão neutro.
A superfície para pintura depende diretamente da tinta escolhida. A grande maioria das tintas funciona bem em tela, mas, para aquarela, o ideal é o papel aquarelável de gramatura acima de 300g, para não enrugar.
Na compra das telas, comece por uma pequena para testar. Vale a pena investir em uma paleta para misturar as tintas e um cavalete para seu conforto!
Na hora de colocar a mão na massa, deixe a imaginação e a criatividade fluírem. Nossas dicas básicas são: rascunhe seu desenho antes, misture suas cores, comece pelo fundo e permita-se errar!
Na Arte Bazar você encontra uma grande variedade de produtos para pintura e desenho, seja iniciante ou profissional. Compre sem sair de casa!