A pintura em aquarela caiu no gosto popular e nada melhor do que você também tentar se aventurar nessa arte tão bela.
No entanto, para os que são iniciantes ou não estão muito familiarizados com a técnica, existem alguns segredinhos que podem fazer a diferença no resultado final.
Por isso, a gente preparou algumas dicas que podem te ajudar a se encontrar no mundo da aquarela.
A ESCOLHA DA TINTA
Quem está começando, normalmente opta pelas aquarelas mais baratas, as escolares, em função do custo baixo, já que só está testando pra ver se gosta... Mas isso pode ser um erro fatal!
Você sabe qual é a diferença entre uma aquarela escolar e uma aquarela estudante?
As aquarelas escolares têm em sua composição corantes, ao invés de pigmentos de qualidade, por isso, seu uso traz resultados simples. Você molha a tinta e passa no papel e o resultado são cores meio “sujas”, pouco luminosas. Normalmente, as aquarelas escolares estão disponíveis em pastilha, para facilitar o uso da criançada, mas fique atento pois você também pode encontrá-las em bisnaga.
Já as aquarelas nível estudante, são feitas com pigmentos de boa qualidade e, algumas, inclusive, são tão boas que se assemelham às aquarelas profissionais.
Existem boas marcas de aquarela nível estudante, com preços razoáveis, para você começar a se aventurar, e não se arrepender. A marca PENTEL é uma ótima opção de entrada no mundo da aquarela. Só fique atento para comprar as bisnagas “estudante”, cuja referência é WFRS, pois a PENTEL tem também uma linha escolar em bastão.
A linha Van Gogh é a linha estudante da Talens. Tem um preço acessível e um resultado maravilhoso!! Pode conferir.
Aqui na ARTE bazar a gente tem a linha completa da Van Gogh, tanto em pastilha, como em tubo, assim como também a PENTEL e outras marcas escolares e profissionais. Você pode começar comprando as cores primárias e ir adquirindo mais cores à medida que for evoluindo na técnica.
A ESCOLHA DO PAPEL
Eu acredito que a escolha do papel é o mais importante para quem está querendo um bom resultado. As pessoas às vezes investem numa tinta importada, caríssima, mas acabam usando o papel errado... o que pode causar uma enorme decepção.
O ideal para a pintura em aquarela, por causa da utilização da água, é que se use o papel 100% algodão... mas eles são caros e, pra quem está começando, às vezes não é uma opção...
Existem no mercado algumas marcas de papel de celulose, ou ainda, um papel que seja um mix de tramas, que podem te trazer enorme alegria, com um custo muito mais em conta. Nós já testamos e aprovamos alguns, tais como o bloco XL Aquarelle da Canson, e os blocos Harmony da Hahnemuhle.
O importante na hora de escolher o papel, é você saber que a gramatura do papel também faz toda a diferença. Os papéis comuns com uma gramatura baixa, ao receber água, vão deformar e até rasgar... O papel ideal para aquarela é acima de 300g.
Dica:
Para quem está começando, Hahnemuhle lançou uma linha de blocos chamados Watercolour Selection, que nada mais é do que uma seleção de 14 papeis diferentes, para você testar e escolher qual se adapta melhor à sua necessidade criativa.
A ESCOLHA DOS PINCÉIS.
Os pincéis para aquarela têm que possuir as cerdas macias e flexíveis. O ideal é que você escolha um pincel que absorva bastante água. Os de pelo natural são excelentes, como os de esquilo, doninha, cabra, marta... mas hoje a gente consegue encontrar pincéis de seda sintética que também retêm uma quantidade de água boa para o trabalho.
A linha 311 da KERAMIK é uma porta de entrada para o mundo dos pinceis de aquarela, com excelente relação de custo-benefício. Eles são de seda sintética dourada, com cerdas alongadas. Experimente! Você vai gostar.
Aqui na Arte Bazar temos tudo o que voce precisa para começar a pintar em aquarela! Não espere mais! Compre pelo nosso site ou visite uma de nossas lojas, que teremos prazer em te orientar.
Bom divertimento!