Bloco de desenho, lapis e borracha

Começar a desenhar pode até ser sobre pegar uma folha qualquer e fazer uns rabiscos, mas se especializar nessa área é muito mais que isso. Apesar de muitos considerarem um dom, o desenho também possui muita técnica, afinidade e habilidades envolvidas, especialmente se o intuito é ter ilustrações mais realistas.

Na lista de compra dos materiais, lápis e papel são os itens mais importantes, sem dúvidas, mas existem outros produtos que são tão essenciais quanto e você precisa conhecer antes de ir às compras. Conheça esses utensílios que você necessita para fazer bons desenhos.

  1. Lápis e lapiseira

Para começar a desenhar, não é necessário investir em lápis e lapiseiras caros e importados, o grafite escolar normal já dá pro gasto, as pontas mais rígidas dão mais firmeza para o esboço do desenho e as lapiseiras podem produzir efeitos mais delicados. Mas o que faz a diferença mesmo são as técnicas que o desenhista irá usar. 

Mas também não são todos os lápis e lapiseiras que são bons, os de baixa qualidade, por exemplo, podem prejudicar o seu trabalho e atrapalhar a técnica usada. Entre as melhores opções no mercado nacional, estão o lápis da Faber Castell série 9000, de preferência o HB, 2B ou 6B, e as lapiseiras da Pentel modelo Sharp, pontas 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9

  1. Papel

A qualidade do papel melhora o resultado do desenho, mas não é um fator decisivo na hora da compra. Na realidade, o que irá definir é a habilidade e o conhecimento técnico do desenhista, combinados com a adaptação ao papel. A dica é experimentar todos os tipos para ter as suas próprias conclusões sobre o que é melhor para você.

O ideal para todos os tipos de desenhos, e até pinturas, são os papéis mais encorpados, pois dão maior estabilidade aos desenhos e mais difíceis de dobrar, suportando até a aplicação de tinta. Se o intuito é fazer desenhos coloridos, evite os blocos granulados, eles são rugosos e o mais indicado é dar preferência a papéis mais lisos.

  1. Borracha

O item essencial para correção e aplicação de detalhes. A borracha também deve estar no topo da lista, e é preciso ter cuidado na hora da compra, pois os modelos mais baratos esfarelam e podem borrar e desfragmentar o desenho. 

As  borrachas escuras do modelo limpa-tipo são as mais indicadas no mercado, pois são macias, não sujam e nem borram. Além das funções convencionais , elas também podem corrigir o esboço, definir iluminação e criar efeito pastel.

  1. Apontador

Se tem lápis, tem apontador, obviamente. Eles servirão para manter o traço e as pontas afiadas, principalmente na ponta HB. O item com preço popular no mercado atualmente, é o da Faber Castell, que sempre entrega um bom custo-benefício também. 

Agora que contribuímos com a sua lista de compras para materiais essenciais, vamos ajudar você a comprar também. Se está procurando um lugar com todas essas opções, e muito mais, a ótimos preços, visite o nosso site para ter tudo isso. Nosso catálogo vai contribuir com a sua iniciação artística e muito mais.