Vem cá conhecer a Arteterapia!
A arteterapia é uma técnica usada como resgate da autoestima, do bem-estar e desenvolvimento do autoconhecimento. Recém-chegada no Brasil, nas últimas décadas, ela é utilizada como prática terapêutica de forma individual ou coletiva. Seu início é datado do século XIX, mas sua fama só chegou no século XX, quando o psicanalista Carl Gustav Jung começou a utilizar desenhos como forma de representação do inconsciente.
No Brasil, a maior representante da arteterapia foi Nise da Silveira, aluna de Jung. Há, inclusive, um filme sobre ela! “Nise: O Coração da Loucura”. Você já assistiu? Se não, corre pra entender mais sobre a técnica. Hoje, existem dezenas de associações no país que trabalham esta prática terapêutica.
O maior objetivo da arteterapia é possibilitar diferentes formas de expressão, para além da fala. Por isso, ela é muito utilizada no tratamento de crianças. Ainda assim, a partir da arte, é possível identificar questões e problemas psicológicos ou psiquiátricos em diferentes pessoas. Além dela ser incrível para o desenvolvimento da criatividade e para o combate ao estresse e à ansiedade, né?
As principais técnicas são as artes visuais, tais como pintura, desenho e artesanato. Ainda assim, a arteterapia pode ser aplicada na dança, no teatro, na escrita, na música… onde a imaginação for capaz de contar algo sobre nós! Ela é feita por profissionais na área, mas seus princípios de auto expressão podem ser usados no nosso dia-a-dia com a arte.